As atividades da TocaSC em 2020

O ano de 2020 foi assustador para todos nós, e como não víamos acontecer há muito tempo na história da humanidade (talvez somente o 11 de setembro de 2001 possa ser comparado), os pensamentos de todas as pessoas no mundo estavam voltados para as mesmas preocupações: COVID-19, pandemia, produção de vacinas, política internacional. Mas em meio a todo esse caos e tanta tristeza simultânea, o fenômeno das lives colaborativas estava crescendo em diversas redes sociais, reunindo pessoas que talvez jamais se encontrariam pessoalmente para conversar, se não fosse o isolamento social e a possibilidade de utilizar da tecnologia propiciada pelos aplicativos de conferência online. E conforme contamos no nosso post relatando o que fez a Toca Santa Catarina nascer (leia aqui), nosso grupo também surgiu dentro desse contexto de pandemia, isolamento social e encontros online! Característica esta que, provavelmente, jamais iremos perder.

Encontro Inaugural da Toca Santa Catarina, no dia 6 de setembro de 2020.

Para começarmos a jornada de atividades que tivemos na Toca Santa Catarina Online em 2020, vamos começar com o encontro de inauguração do nosso grupo. O grupo de WhatsApp já tinha sido criado desde o dia 31 de julho de 2020, após conversa com o querido Erick Carvalho (Keltos Bolsin) da Toca Rio de Janeiro, porém estava bem pouco movimentado e com poucos membros. Foi só após a divulgação da nossa existência no grupo Dragão Verde no Facebook, que a TocaSC realmente teve seu grito de nascimento, por assim dizer. O encontro inaugural, então realizado no dia 6 de setembro, reuniu membros de todas as regiões do Estado, e foi onde começamos a organizar as primeiras atividades da Toca, como o Grupo de Leitura do Hobbit e várias outras. Foi neste momento também que foi definido o Conselho de Elrond, grupo específico das pessoas responsáveis pela Toca e engajadas na organização dos eventos e atividades do grupo.


Posteriormente, no dia 20 de setembro de 2020, tivemos o encontro em comemoração dos aniversários de Bilbo Bolseiro e Frodo dos Nove Dedos, data fixa do Conselho Branco - Sociedade Tolkien no Brasil.

Hobbit Day - Aniversário de Bilbo e Frodo - 20 de setembro de 2020

Foi no dia 11 de outubro de 2020 que tivemos o primeiro encontro do Grupo de Leitura do Hobbit, evento idealizado e organizado pela até então Coordenadora de Leitura, Caroline Muniz Mertin, nossa querida Maga Rosa, de Lages.

1º Encontro do Grupo de Leitura: O Hobbit, 11 de outubro de 2020.

Já no dia 17 de outubro de 2020, tivemos a primeira tentativa de encontro dos membros da região da Grande Florianópolis, onde apenas quatro membros participaram, mas que foi um momento muito descontraído e divertido entre amigos em Tolkien!

Encontro Grande Florianópolis, 17 de outubro de 2020.

Depois, no dia 25 de outubro, tivemos o 2º Encontro do Grupo de Leitura: O Hobbit, que contou com a participação do nosso querido Patrick Queiroz, Thain da Toca Bahia, trazendo ótimas contribuições para a nossa discussão.

2º Encontro do Grupo de Leitura: O Hobbit, 25 de outubro de 2020.

Já no mês de novembro, mais especificamente no dia 11, tivemos a primeira reunião online oficial do Conselho de Elrond, grupo de coordenadores regionais e específicos da TocaSC, onde foram discutidas diversas questões administrativas e organizacionais da Toca.

Primeira Reunião do Conselho de Elrond, em 11 de novembro de 2020.

No dia 15 de novembro aconteceu um dos maiores e mais produtivos encontros do Grupo de Leitura do Hobbit, contando com a participação de diversos membros que nunca haviam participado.

3º Encontro do Grupo de Leitura: O Hobbit, 15 de novembro de 2020.

Na sequência, no dia 29, tivemos o quarto encontro do Grupo de Leitura do Hobbit.

4º Encontro do Grupo de Leitura: O Hobbit, 29 de novembro de 2020.

Em dezembro chegou o momento do primeiro evento acadêmico da Toca Santa Catarina, promovido em parceria com o canal do YouTube "O Prazer da Literatura" (conheça aqui). O evento foi idealizado pelo Thain Carlito Leopoldo Jorge Oliveira e se trata de um ciclo de palestras e mesas redondas itinerantes, que visa discutir Tolkien sob diversas perspectivas acadêmicas, analisando as obras e a vida de J. R. R. Tolkien através de estudos científicos e literários-linguísticos. A discussão contou com a presença dos ilustres: Fernanda Korovsky Moura (Doutora em Literatura pela UFSC), Reinaldo José Lopes (Doutor em Tolkien pela USP) e Rafael Silva Fouto (Mestre em Letras em Doutorando em Tolkien pela UFSC).

Imagem de Divulgação do Primeiro Entebate da TocaSC.

Os participantes se reuniram diversas vezes para planejar a atividade, e também discutiram por email todos os detalhes do evento. Às 18h (horário de Brasília) a transmissão teve início e diversos participantes enviaram perguntas e comentários pelo chat ao vivo, o que contribuiu muito para as discussões da mesa redonda. Fernanda Korovsky Moura, assumindo postura de anfitriã em seu canal, apresentou os participantes e pediu para que cada um falasse brevemente sobre como foi inserido na leitura das obras de Tolkien. Posteriormente solicitou ao Jorge (Carlito) para que falasse um pouco do que seriam as Tocas e o Conselho Branco - Sociedade Tolkien. Após a explicação, também foram solicitados os motivos que levaram à promoção do evento e à ideia do “Entebate”. A partir dessa introdução, o palestrante Rafael Silva Fouto iniciou sua apresentação a respeito do “Outro Mundo e o Conceito de Faërie nas Obras de Tolkien”. Depois de sua apresentação, alguns comentários e perguntas foram feitos e, dando continuidade, o palestrante Reinaldo José Lopes explanou a respeito do tema: “Da Tradução à Tradição na Terra Média”. Finalizada sua apresentação, os convidados e participantes do chat realizaram diversos comentários, colocações e perguntas, estimulando o debate e discussão dos assuntos apresentados. A live teve duração de um pouco mais de duas horas e terminou de forma gloriosa, com o querido Reinaldo cantando o juramento de Elessar em élfico. Você pode assistir ao evento que ficou disponível no YouTube neste link.

Registro do Primeiro Entebate da Toca SC, em 4 de dezembro de 2020.

Como último encontro do Grupo de Leitura de O Hobbit, os membros da Toca Santa Catarina se reuniram no dia 13 de dezembro de 2020. A leitura conjunta foi um sucesso, trazendo várias discussões e aprendizados para os membros, bem como estreitando laços fundamentais entre os participantes.

5º Encontro do Grupo de Leitura: O Hobbit, 13 de dezembro de 2020.

E finalmente, finalizando o ano de 2020, no dia 20 tivemos o Evento de Leitura das Cartas do Papai Noel, de Tolkien; encontro este idealizado e organizado pela nossa querida membro de Joinville, Livânia Santana! O evento foi um sucesso e contou inclusive com algumas músicas tocadas em violino pela Livânia, o que foi simplesmente sensacional!

Evento de Leitura: As Cartas do Papai Noel, 20 de dezembro de 2020.

E desta forma concluímos as atividades da Toca Santa Catarina em 2020, através de uma longa jornada de dificuldades e tristezas, onde foi possível que, em grupo, fugíssemos um pouco da realidade que se apresentava tão difícil. E desta forma de "escapismo" do mundo real, encontramos pessoas queridas, estimadas, que compartilham do mesmo gosto por leitura e pelo legendário criado por J. R. R. Tolkien. Esperamos que seja possível, no futuro, nos encontrarmos pessoalmente para podermos abraçar estes amigos que criamos ao longo da pandemia, e que tanto nos ajudaram na passagem saudável por estes momentos tão sombrios.


Elen síla lúmen' omentielvo

Uma estrela brilha sobre a hora do nosso encontro.


Um grande abraço do Jorge (Narmoatan) Thain da TocaSC


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por Toca SC. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now