A Logomarca da Toca SC

A logo da Toca Santa Catarina é a marca oficial da subdivisão catarinense do Conselho Branco Sociedade Tolkien.


“Logo” vem do grego logos, que significa “conceito, significado”. Os seres humanos são seres visuais, e uma logo torna mais fácil de assimilar e lembrar da Toca, principalmente nas mídias sociais.


Dentro de sua concepção, uma logo é formada por duas partes:


A parte escrita, chamada de logotipo, que traz o nome da marca de forma estilizada; e a parte desenhada, chamada de logomarca, que representa a marca graficamente.


Histórico


Desde a fundação da Toca Santa Catarina, a criação de uma logo que representasse essa filial do Conselho Branco estava nos primeiros assuntos que o grupo debatia. A ideia era juntar elementos simbólicos do Estado de Santa Catarina, como as cores da bandeira, elementos da flora e fauna e, obviamente, acrescentar elementos da obra do Professor Tolkien.

Até a criação da logomarca oficial, esta imagem da Árvore de Gondor serviu como símbolo visual da Toca por um bom tempo.


Juntamente com os primeiros membros, quem chegava contribuía com ideias e sugestões, e os primeiros rascunhos começaram a surgir. Porém, alguns deles haviam se destacado.

Um dos rascunhos que ganhou destaque foi o feito pelo Thain da TocaSC, Jorge Oliveira. Posteriomente, em debate no Conselho de Elrond, Erick Keltos Bolsim Carvalho, Thain da TocaRJ, colocou o rascunho no computador para uma nova avaliação visual, com leves alterações:


O primeiro rascunho, apresentado pelo Thain da TocaSC, apresentava uma porta da toca de um hobbit, sob uma grande Araucária coroada com seis estrelas, representando as Coordenadorias Regionais da Toca no Estado de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Norte, Sul, Oeste, Serrana e Vale do Itajaí. Atrás da árvore estava uma grande Gralha-azul, e montado nela estava Gandalf, o Cinzento. Abaixo da porta hobbit, estavam dois ramos, um de trigo e outro de café, entrelaçados. Esses dois vieram da bandeira do estado: o trigo representa as plantações do interior do estado, e o café as lavouras do litoral.

Muitos elementos daquele rascunho foram inspirados na bandeira do Estado de Santa Catarina.


As ideias estavam ótimas. Não houveram muitas oposições que pudessem abrir uma nova discussão. O próximo desafio era encontrar uma pessoa com experiência em design gráfico.


O Conselho de Elrond (Diretoria da TocaSC) fez diversas tentativas, com membros da Toca e pessoas externas. Embora as pessoas que o Conselho tinha feito contato aceitassem o convite, um outro obstáculo surgiu: essas pessoas estavam muito atarefadas com seus compromissos pessoais e profissionais, o que resultou no cancelamento do convite. A logo da TocaSC teria que esperar por mais tempo.


Enquanto a Toca buscava por um designer para criar a marca oficial, o Conselho abriu uma nova avaliação a respeito dos tipos de modelo que a Toca poderia utilizar. O Conselho havia chegado num novo consenso.


Como a primeira ideia tinha muitos detalhes, o Conselho avaliou que a imagem ficaria difícil de ser reproduzida. Se a TocaSC usasse aquela logo num documento, muito provavelmente a imagem ficaria pequena, ocultando muitos detalhes menores. Se a TocaSC fosse utilizar a imagem para a produção de camisetas, brindes, e até mesmo na confecção das artes de divulgação dos seus eventos, aquela imagem daria certo trabalho na hora de ser impressa, recortada, e até mesmo adaptada para diversas mídias.


Outro ponto que o Conselho de Elrond debateu foi com relação às cores da logo. Aquela primeira ideia apresentava muitas cores, além das principais, encontradas na bandeira do estado. As muitas camadas poderiam escurecer demais a logo, além de dificultaram a produção de estampas.


Então, para solucionar o problema, o Conselho optou pelo uso de três elementos principais e seguidos de alguns adendos. Ou seja, a logo da TocaSC deveria ser minimalista, de fácil reprodução. Assim, um novo modelo surgiu:

Seguindo com as novas sugestões, o Conselho de Elrond apresentou um novo modelo para a logo. O modelo tinha um estilo minimalista, que atende a principal ideia da logo: a fácil reprodução.


O novo modelo apresentava uma araucária no centro. Ao seu lado esquerdo estava uma gralha-azul, e no lado direito estava Gandalf, o Cinzento. A árvore era coroada com seis estrelas, representando as seis divisões administrativas do estado.


Abaixo dos elementos principais estava o nome da Toca, onde a letra “o” era representada por uma porta hobbit; e abaixo estava a escrito Arda Hyarmen, que em élfico significa “Região Sul”, seguida com a data de nascimento da Toca SC: 06 de setembro de 2020.

Nesse meio tempo, um outro modelo criado pelo Thain havia sido feito. Porém a imagem, por incrível que fosse, fugia do tema minimalista que o Conselho de Elrond buscava.


Por um breve tempo aquele modelo serviu como marca oficial da Toca, tendo a sua primeira aparição na recém criada página do Facebook. Outras pessoas também apresentaram seus modelos, que foram avaliados pela diretoria da Toca.


Como por exemplo o modelo acima, criado pela nossa querida Heloise Batschauer, membro da TocaSC que mora em Brusque, e que se prontificou a nos ajudar ao longo dessa jornada de criação. Confira o perfil pessoal da Heloise aqui. Nele havia uma porta hobbit e acima dela uma bela árvore. A imagem dela também serviu como marca em algumas das redes sociais da Toca.


A Pamela, também membro da TocaSC que reside em Ascurra, muito conhecida por seus cosplays como Galadriel (veja aqui), também havia pensado num modelo para a logomarca, juntando características do estado e da obra do Tolkien.

Mesmo com os trabalhos incríveis da Heloise e da Pamela, seus modelos continham muitos detalhes, e aquela conversa da diretoria que optou por um modelo minimalista ganhou força.


Era necessário uma logomarca oficial para a Toca. Não podíamos permanecer somente nos modelos. O grupo havia marcado diversos projetos, contudo a TocaSC ainda não possuía nenhum material original para mostrar ao seu público. Essa preocupação foi sentida pela diretoria da Toca.


Novamente foram feitas inúmeras tentativas para encontrar um designer, mas não houve muito sucesso. A diretoria cogitou até fazer uma “vaquinha virtual” para contratar um profissional para dar início a logomarca.


Vendo essa situação, Penélope Junckes, Coordenadora das Redes Sociais da TocaSC, vestiu a camisa e, junto com o seu marido Gabriel, por ela carinhosamente chamado de “Gabrielfo”, que trabalha com design, deram início a criação da logomarca.


A atitude da coordenadora das redes sociais foi recebida com muitas saudações. A diretoria até subiu uma hashtag, #InPenelopeWeTrust (em Penélope confiamos) para inspirá-la nesse trabalho tão importante.


Com todas as suas responsabilidades como mãe, coordenadora das redes sociais e professora de Inglês, Penélope e seu marido não deixaram de trabalhar na logomarca.


Seguindo com o modelo minimalista, Penélope tinha como ideia para a logomarca uma porta da toca de um hobbit e uma araucária, com as cores principais da bandeira do estado.

Mas no meio do processo, nosso querido Gabrielfo (marido de Penélope) lembrou-a de uma logo usada na campanha de Barack Obama. O modelo era redondo e tinha seu trabalho gráfico feito em linhas, totalmente minimalista.


Inspirado na logo da campanha e com as demais ideias da diretoria, e em menos de três dias, a dupla Penélope & Gabriel haviam finalmente criado a logomarca oficial da Toca. Nascia então, a nossa identidade visual oficial:

Ela era totalmente original, minimalista, e cumpria com seu principal propósito: representar a Toca Santa Catarina. Elementos demais poderiam ser difíceis de adaptar nas mídias.

O Simbolismo da Logomarca No centro da nova logomarca oficial da TocaSC está uma araucária, uma das árvores-símbolo do Estado de Santa Catarina, ao lado da imbuia. A escolha da araucária se deu devido visual emblemático da espécie, super diferente de outras árvores. Na copa da árvore estão seis estrelas, cada uma representando uma das Coordenadorias Regionais do Estado: a Grande Florianópolis, o Sul, o Norte, o Oeste, a Serra e o Vale do Itajaí. A árvore é um símbolo fundamental e típico na maior parte do mundo. Elas são associadas ao tempo e à continuidade histórica. A árvore representa a imortalidade. A árvore remete muito às Duas Árvores de Valinor, que serve de símbolo para a logomarca do Conselho Branco Sociedade Tolkien. As Cores As cores oficiais da Toca de Santa Catarina são as mesmas que compõem a bandeira do Estado de Santa Catarina: a cor branca, a cor vermelha e a cor verde. Mas para a Toca, sua simbologia representa outros conceitos, diferentes daqueles da bandeira estadual. A cor branca representa o respeito aos membros, a cordialidade, a recepção amigável, que desde o início esteve presente na chegada de novos membros, e como diz o Thain e Fundador do grupo, Jorge Oliveira: "seja bem vindo à TocaSC, pois a festa sempre aumenta, mas cuidado com os pratos, pois eles são frágeis" (frase muito utilizada no início pelo Thain, para se referir aos cuidados necessários com o outro). A cor vermelha representa a chama da paixão pelo Legendário de Tolkien, o combustível máximo para o consumo e estudo da obra, bem como a avidez pelo conhecimento; A cor verde, que além de representar os Hobbits e o desejo de preservação da natureza e a sustentabilidade, simboliza também o crescimento verdejante da TocaSC, que, apesar de lento como o das árvores, é contínuo e garante bons frutos: o sucesso.


Alexsandro dos Santos Ferreira, Thain Suplente da Toca Santa Catarina.


25 de novembro de 2020.







41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por Toca SC. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now